sexta-feira, 28 de maio de 2010

Conceitos sobre Educação a distancia (EaD)


UNIVERSIDADE DO ESTADO DE RORAIMA – UFRR
CENTRO DE EDUCAÇÃO – CEDUC
PEDAGOGIA – MODULO IV
LABORATORIO DE INFORMÁTICA


Pesquisa e formulação de conceitos sobre Educação a distancia (EaD)


Moran define a educação a distancia como sendo.

“Educação a distância é o processo de ensino-aprendizagem, mediado por tecnologias, onde professores e alunos estão separados espacial e/ou temporalmente. É ensino/aprendizagem onde professores e alunos não estão normalmente juntos, fisicamente, mas podem estar conectados, interligados por tecnologias, principalmente as telemáticas, como a Internet. Mas também podem ser utilizados o correio, o rádio, a televisão, o vídeo, o CD-ROM, o telefone, o fax e tecnologias semelhantes.”


Já Chaves o conceitual admitindo antes que a palavra ensino não deve ser comumente usada pois, com ate Paulo freire alertava – ninguém educa ninguém-, seu conceito diz que:

“EAD, no sentido fundamental da expressão, é o ensino que ocorre quando o ensinante e o aprendente (aquele a quem se ensina) estão separados (no tempo ou no espaço). No sentido que a expressão assume hoje (vamos chamá-lo de sentido atual), enfatiza-se mais (ou apenas) a distância no espaço e se propõe que ela seja contornada através do uso de tecnologias de telecomunicação e de transmissão de dados, voz (sons) e imagens (incluindo dinâmicas, isto é, televisão ou vídeo). Não é preciso ressaltar que todas essas tecnologias, hoje, convergem para o computador.”

O entendimento dos conceitos acima permite que eu tome a liberdade de criar um de minha autoria.Com base em esses conceitos eu posso formular que a Educação a distancia é na verdade uma ­transação de conhecimentos que ocorre por intermédio de algo alem da oralidade, logo a distancia, onde os que transmitem e recebem esse conhecimento estão longe fisicamente e utilizam das tecnologias atuais para minimizar a falta do contato. Que na verdade não é uma “falha” e sim um aditivo, pois um aluno de “ensino” a distancia ―­ enfatizando a palavra ensino para demostrar o minha concordância com Chaves e Freire ― necessita de uma responsabilidade e uma assiduidade maior para um bom aproveitamento.(Bruna Ale)


MORAM, José Manuel. O que é educação a distancia. Disponível em: http://www.eca.usp.br/prof/moran/dist.htm. Acesso em: 28 Maio 2010

CHAVES, Eduardo O. C. Conceitos Básicos. Disponível em: http://www.edutec.net/Tecnologia%20e%20Educacao/edconc.htm#Ensino%20a%20Dist%C3%A2ncia. Acesso em: 28 Maio 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário